A moda agora é trazer de volta nossos ícones passados, seja quanto a obras de arte, músicos, pintores e outros grandes fenômenos. A Luiza de Nazareth já vem adotando este movimento no seu próprio layout! Depois do artista Chileno Fabian Ciraolo (Vale a pena conferir o blog!!!) que teve de Marylin Monroe rockeira a Gandhi Rap nem a "Mona" pode fugir dessas modernidades que nos assolam. E não foi que ela apareceu em todos os estilos? Cult, Colorida, Retrô e outros modelitos mas! As Cem Monas de Nelson é uma exposição que está fazendo o maior rebuliço entre os cariocaXX! A musa de Da Vinci conquistou novamente as atenções do público e tem até Outubro um lugarzinho especial na Gávea.
Mona Lisa, Mona Crespa; Mona Rica, Mona Pobre. Siliconada, com os pés para fora da moldura, os seios de fora, amamentando um bebê. De cabelo curtinho, careca, com feições de estrelas de cinema ou japonesa. O Photoshop vem fazendo misérias com a Gioconda de Da Vinci, possivelmente o quadro mais conhecido do mundo.
Nelson Leirner também já se apropriou da figura. Foi em 1999, por ocasião da Bienal de Veneza, na terra do mestre renascentista. Usando souvenirs comprados em Paris, ele pôs seu rosto em vagões de um trenzinho e nas bolinhas de fumaça que dele saíam. Em 2004, montaria para uma exposição estantes cheias de quinquilharias, entre elas, uma reprodução da tela. (Por ROBERTA PENNAFORT - O Estado de S.Paulo)
Confira as obras na íntegra: As Cem Monas de Nelson
Nenhum comentário:
Postar um comentário